Últimas notícias 5q6j1i

Notícias do Roteiro 2b2s5s

  • Home
  • Notícias
  • Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver
Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver

Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver 5v3w3g

  • 25 jul, 2022 às 15:55
  • por Veranópolis
  • 2427 Visualizações
Compartilhe:

Veranópolis, na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, muito além de belas  paisagens e ar puro, surpreende também pela alta qualidade de vida e longevidade de seus habitantes. O município conta com o título de terra de longevidade e com o selo de Cidade Amiga do Idoso, por meio de pacto com a OMS.  2h3j5l

A cidade ou a ser conhecida como terra da longevidade em 1981, por meio de reportagem publicada na Revista Geográfica Universal, intitulada “Os Celeiros da Longa Vida pelo Mundo”. Segundo o texto, baseado em dados do IBGE, a cidade contava com um apreciável número de velhinhos, 17%. A média nacional não era superior a 3%.

Atualmente, após uma série de estudos, uma das práticas adotadas pelo município é a Intervenção Preventiva, com hábitos que orientam a melhor maneira de se envelhecer bem. As ações incluem desde uma dieta saudável, atividades físicas, convivência em comunidade e lazer, além de projetos com o intuito de formular políticas públicas de inclusão social, respeito, apoio e cuidado para os idosos longevos de Veranópolis.

E este trabalho preventivo tem trazido resultados. Na primeira semana do mês de julho, o município foi destaque entre as melhores cidades do Brasil em 2022. Segundo pesquisa realizada por iniciativa da Editora Três e da Austin Rating, Veranópolis é a 17ª colocada entre as cidades de pequeno porte. Para tal definição foram considerados dados públicos de 5.565 municípios brasileiros. 

Cientificamente, os segredos da longevidade já foram estudados. Segundo o Instituto Moriguchi, há alguns fatores que contribuem para a maior expectativa de vida da população, a  começar pelos níveis de estresse, que são baixos  na cidade. A atividade física praticada é mais intensa, similar à realizada por pessoas adultas. O número de fumantes é menor, comparado com grandes centros urbanos, como Porto Alegre, por exemplo. Para fechar, os idosos da região costumam fazer refeições regulares e em família, garantindo assim uma nutrição saudável e a convivência comunitária.

Em suas apresentações, Toni Formaiari, guia turístico da região, conta que o segredo da longevidade de Veranópolis está nas seis primeiras letras do nome da cidade, VERANO. Ou seja, V de vinho; E de exercício (atividade física); R de religiosidade (ou espiritualidade); A de alimentação; N de natureza; e O de organização sociofamiliar. E ele reforça: “Sabemos que a convivência da pessoa idosa com a família, comunidade e amigos é um dos pilares mais importantes da longevidade.”

Veranópolis, que significa “cidade de veraneio”, fica a cerca de 160 quilômetros de Porto Alegre e é a cidade de entrada para quem deseja conhecer o Roteiro Turístico Termas e Longevidade. O roteiro a em 05 cidades, todas com jeitinho de interior e que têm em comum, além das paisagens desenhadas por montanhas e vales, a longevidade e a tradição deixada pela colonização italiana, polonesa e alemã.

Coincidência ou não, Veranópolis é vizinha de cidades ricas em águas termais. Nova Prata (bem na divisa com Protásio Alves) possui parque aberto o ano inteiro e Vila Flores uma pousada. Em ambos os locais, águas quentinhas que correm a cerca de 41°C também auxiliam no tratamento de problemas nas articulações, como artrite e nevralgias  e até contribuem para o rejuvenescimento da pele.

De forma conjunta com Nova Prata, Vila Flores, Protásio Alves e Cotiporã, Veranópolis integra o Roteiro Termas e Longevidade. Mais de 150 atrativos turísticos são oferecidos ao longo das cidades.

 

Foto: Clóvis Moraes.